MagMol

Quem já foi MagMol

Dr. Matteo Briganti Doutorando em cotutela do MagMol-UFF com a Universidade de Florença, Itália (Prof. Federico Totti) – 2014-2018

email: matteo.briganti@unifi.it

webpage: https://www.lamm.unifi.it/cmpro-v-p-166.html

researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Matteo_Briganti

Google scholar: https://scholar.google.it/citations?user=42eRICgAAAAJ&hl=it

“Como  Vinicius de Moraes escreveu “a vida é a arte do encontro”, e Maria para mim foi um ótimo encontro. Meus estudos de doutorado no laboratório ‘MagMol’ me ensinaram o aspecto mais importante na pesquisa, além do rigor científico, trabalho árduo, dedicação: a importância das relações humanas, sem duvida a descoberta mais valiosa. Fazer pesquisas de alto nível em um ambiente dinâmico e multidisciplinar cercado não por ‘colegas’, mas por ‘amigos’ , são o catalisador ideal para estimular a criatividade e a elasticidade intelectual como nada mais. O período na UFF foi uma etapa fundamental da minha trajetória acadêmica, tanto a nível profissional quanto humano. Com o grupo todo rimos e choramos muito, e Maria foi muito mais do que uma supervisora para mim. Sempre carregarei comigo essas lembranças e essas descobertas. “

Dr. Guilherme P. Guedes Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense

Contato: guilherme_guedes@id.uff.br

Currículo Lattes

“Ingressei no MagMol em 2006 como aluno de iniciação científica e construí aqui toda a minha trajetória acadêmica (mestrado e doutorado). Nestes quase 8 anos no grupo, o estímulo a uma formação profissional sólida esteve sempre presente; isto não envolveu só os conteúdos da pesquisa ou técnicas, mas englobou todo um contexto para a formação de um pesquisador independente e ético. Do ponto de vista pessoal, trago comigo excelentes recordações do tempo que passei no laboratório 5C, dos congressos, das conversas na cantina, da primeira viagem internacional.”

Dr. Antonio S. Florencio

Professor Adjunto do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro

Currículo Lattes

“Meu primeiro contato com pesquisa acadêmica foi em 2005, como IC no Magmol, sob a orientação da professora Maria Vaz. Isso acabou rendendo meu mestrado e doutorado, mas mais importante do que isso, possibilitou meu entendimento sobre como funciona a pesquisa científica séria. Hoje atuo como professor e divulgador científico, e se consigo enriquecer minhas aulas e palestras com artigos científicos, ou fazer uma análise crítica adequada sobre alguma publicação científica, muito se deve a escolha que eu fiz com menos de 20 anos ao fazer IC no Magmol. Gratidão por tudo!!! 
Caso queira conhecer um pouco do meu trabalho, pode me seguir no YouTube https://www.youtube.com/Universidadedaquimica

Maria Eduarda de Norões (eduardanoroes@gmail.com) estudante de mestrado no Instituto de Química da UFRJ.


Currículo Lattes

“Os três anos que passei fazendo iniciação científica no MagMol foram muito importantes pra minha formação pessoal e acadêmica. Eu pude conviver com cientistas de várias partes do Brasil e do mundo e aprender sobre suas culturas. Entendi como é feita a pesquisa científica no Brasil desde a administração de um laboratório como a parte prática de síntese e caracterização. Vi que criatividade e muito trabalho é essencial e que conseguir coisas incríveis é possível mesmo em um laboratório pequeno e sem todos os recursos. Toda a experiência foi fundamental para que eu desenvolvesse melhor minhas habilidades de falar em público e de escrita.”

Dra. Lívia B. L. Escobar

Professora do Departamento de Química, PUC-Rio

Email: liviablescobar@puc-rio.br

CV: http://lattes.cnpq.br/1295622977703697

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-8899-0261

“Meu primeiro contato com a Professora Maria Vaz ocorreu durante meu mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desde então iniciamos uma colaboração bastante promissora que se mantém até os dias atuais. Com o intuito de aprofundar meus conhecimentos na área de magnetismo molecular, em março de 2013 iniciei meu doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a orientação dos Professores Maria Vaz e Guilherme Guedes. O objetivo do trabalho foi a preparação e o estudo das propriedades magnéticas de compostos heterometálicos contendo íons 3d e 4f, assim como radicais orgânicos. Esta etapa foi muito importante em minha vida profissional, uma vez que tive o privilégio de trabalhar em um laboratório com uma infraestrutura bastante completa e a oportunidade de conviver com profissionais altamente qualificados tanto do Brasil quanto do exterior. “

Dr. Rafael A. A. Cassaro Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro

WebSite

Currículo Lattes

“Eu entrei no MagMol no último semestre da graduação. Eu já tinha feito estágio e iniciação científica em outros grupos de pesquisa, mas ainda não tinha descoberto qual seria o meu futuro após concluir a graduação. No MagMol foi despertado o meu interesse pela pesquisa científica e ali também realizei o mestrado e doutorado. Vivi muitas experiências marcantes que culminaram na decisão por seguir uma carreira voltada para ensino e pesquisa científica. Mesmo após quase dez anos da conclusão do doutorado mantenho até hoje laços não só científicos, mas também afetivos com os integrantes do MagMol. “

Dra. Mirela de Castro Santos

Professora do CEFET-MG

http://www.dfgtim.cefetmg.br/docentes/

Email: mirela@cefetmg.br

Currículo Lattes

“Atualmente sou professora de Física da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no CEFET-MG. Leciono nos três níveis de ensino na instituição: técnico integrado, graduação e mestrado. Quando procurei pela Profa. Maria Vaz, em 2013, estava prestes a defender o doutorado em Física, com foco em propriedades elétricas de materiais poliméricos. Sem hesitar, fui acolhida para o pós-doutoramento relacionado à síntese de nanopartículas magnéticas, aparentemente, sem nenhuma conexão com tudo que eu havia trabalhado até o momento. Mas a vontade em aprender e as oportunidades que me foram proporcionadas não limitaram o trabalho inicialmente proposto e, em pouco tempo, estávamos fabricando filmes com nanopartículas magnéticas! Foram apenas 8 meses dentro do laboratório com a Profa. Maria Vaz, com o apoio do Prof. Miguel Novak, mas que desenrolaram uma autonomia e confiança científicas significativas em mim. Em outro momento, tive nova oportunidade de pós-doutoramento também para pesquisar sobre materiais magnéticos e, na ocasião, fui eu quem não hesitei em encarar mais esse desafio em função da experiência prévia no Magmol. Hoje, sou credenciada ao Mestrado em Engenharia de Materiais do CEFET-MG, prestes a ter meu primeiro orientando, cujo projeto está associado ao estudo de aços elétricos, que, na essência, “são magnéticos”! Difícil resumir toda a vivência ao lado da Profa. Maria Vaz que transpôs o trabalho e, hoje, perdura por meio de uma amizade sólida e sincera! Obrigada!”

Dr. Sergiu Calancea

Professor da Faculdade de Química e Tecnologia Química

Chisinau, Moldávia.

Email:calancea.sergius@gmail.com

http://usm.md/?lang=e

“Integrei o grupo MagMol em 2014-2016 com um estágio de pós-doutorado relacionado aos compostos heterospínicos contendo radicais orgânicos. A experiência no grupo MagMol foi muito importante não apenas profissionalmente, mas também pessoalmente. Durante desse tempo, além de ciência, adquiri uma importante experiência de trabalho em equipe, orientação dos alunos e organização da atividade de um grupo de pesquisa, competências indispensáveis na formação de um pesquisador. A colaboração com diversos pesquisadores do Brasil e dos outros países foi muito rica, o que permitiu a troca de ideias, desenvolver um espírito crítico e assim fazer uma ciência de melhor qualidade. Sem dúvida esse período foi uma bela oportunidade de conhecer um pouco a cultura brasileira, apreciar a beleza das paisagens e, claro, a alma alegre e generosa dos brasileiros.”

Dra Luiza Amim Mercante

Professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia

Email: lmercante@ufba.br ou lamercante@gmail.com

Curriculo Lattes

Fui membro do Magmol por 9 anos: comecei como bolsista de IC e só saí após defender o doutorado em fevereiro de 2013. Muita coisa aconteceu durante este período. Foram anos de muito enriquecimento pessoal e profissional graças ao ambiente altamente estimulante do ponto de vista científico e às relações de amizade e companheirismo. A energia, dinamismo e incentivo da Maria, que sempre tratou a todos como se fossem grandes cientistas como ela é, me impulsionaram a sempre dar o meu melhor. Foi sob a orientação dela que aprendi a valorizar cada etapa do processo de “fazer ciência” nunca esquecendo da parte humana. Aprendi a ter uma visão crítica, a me questionar sempre. Toda essa vivência me fez ser o que sou hoje e serei sempre grata por isso.

Skip to content